O Atobá é um estúdio de design brasileiro criado por duas designers e um publicitário que acreditam nas técnicas, metodologias, criatividade artística e no poder de solução do design. Desenvolvemos projetos nas áreas de:
Branding - Gestão de Marcas
Naming - Criação de nome da marca
Projeto de Identidade Visual (PIV)
Manual de Identidade Visual e Papelaria
Criação de marcas institucionais e promocionais
Sinalização
Mídia interna e externa
Editorial (Diversos)
Embalagem
UX Design - Estratégia para a criação de produtos digitais,
Pesquisas com o usuário, Criação do(s) produto(s) digital(is),
Arquitetura da Informação.
UI Design - Projeto de Identidade Visual da Interface e Protótipo
Navegável
UI Design - Documentação do Sistema de Identidade Visual (Design
System)
Projetos de mobiliário
Projetos de embalagem
Técnicas e materiais
Representação gráfica
Para outros serviços em que não atuamos e compreendemos que deve fazer parte do projeto de design, temos uma rede de parceiros - ilustradores, fotógrafos, editores - e podemos trabalhar com a prospecção de novos fornecedores.
Em atividade desde 2022, o estúdio Atobá Design atende projetos de clientes externos, e também desenvolve projetos autorais. Com habilidades e experiências profissionais que se complementam, temos como valores da empresa:
Criatividade - cada problema de design levantado é uma oportunidade de se resolver de maneira única e personalizada, e para isso é preciso aprofundamento de pesquisa e o uso de um repertório transdisciplinar, que amplia as possibilidades de solução do projeto. O objetivo é traduzir conceitos, valores e personalidades por meio da criação de um produto de design original.
Colaboração - entendemos que as demandas de design dependem de conhecimentos integrados para serem resolvidas, e para isso queremos criar uma rede cada vez maior de profissionais parceiros para agregar valor aos projetos.
Inovação - buscamos o diferencial que representa cada produto e cada marca, e por isso exploramos os conceitos essenciais e únicos dos projetos, buscando a ideia autoral e a originalidade que trará a aceitação do público e o impacto comercial pretendido pelo cliente.
Atuando na área de Design desde suas formações, os integrantes do Atobá se conheceram em 2015, quando trabalharam juntos como professores do Ensino Superior nos cursos de Design e Publicidade e Propaganda. Iniciaram assim uma parceria na criação de conteúdos, e coordenação e orientação de projetos dos estudantes nas mais diferentes áreas, e em 2022 criaram o Atobá Design, para desenvolver projetos de design juntos.
O nome Atobá surgiu no processo de naming da empresa e se destacou nos resultados das pesquisas realizadas. Atobá é o nome dado a uma espécie de ave marinha que habita os mares tropicais e subtropicais, vivendo em ilhas, rochedos e praias, e é conhecida por ser simpática e mergulhadora, tendo vários exemplares vivendo na região de Santos, na Baixada Santista, cidade onde os integrantes do estúdio se conheceram.
Além da identidade local, o Atobá inspira a sustentabilidade, brasilidade e liberdade, valores que estão entre os principais norteadores da marca do estúdio.
Publicitário de formação, atua com projetos de design gráfico e editorial, tendo trabalhado em jornais, agências e como designer autônomo. Doutor em comunicação e semiótica, é professor nos cursos de design, jogos e publicidade, com pesquisas voltadas para os temas de Modelagem 3D, Direção de Arte, Branding e criação de marcas, projeto editorial. Pai do Pedro, fã de pinguins e zumbis e ex-jogador de futebol frustrado.
Designer de produtos, atua desde 2008 em escritórios de Arquitetura e Design, desenvolvendo projetos na área de design de mobiliário. É mestre em Tecnologia Ambiental e Licenciada em Ciências Biológicas, áreas em que aprofunda pesquisas sobre Design Sustentável, Materiais e Processos de Produção e Cadeias Produtivas. É professora nos cursos de Design, e também pesquisadora dos temas Design Gráfico, Design Digital e Cultura e Artes.
Atua como designer gráfica desde 1995, dedicando-se à criação de projetos gráficos e editoriais. Mestre em Educação, desempenha o papel de coordenadora pedagógica no ensino médio e técnico. Também é professora em cursos relacionados à área do design, incluindo Informática para Internet, Design e Jogos, onde ministra disciplinas relacionadas ao design e desenvolve pesquisas focadas no Design Gráfico, Editorial, Materiais e Processos, Design de Produto e Educação.
O processo de desenvolvimento do projeto conta com 4 etapas: