Sorveteria Itanhaém
Data: janeiro/2023
Com sua loja principal situada desde 1969 na tradicional Praça da Independência, no centro do bairro Gonzaga, a Sorvetes Itanhaém possui fabricação própria e um menu com mais de 40 sabores produzidos com ingredientes nobres. Com esse currículo fica difícil perguntar a um santista se ele conhece a Sorveteria Itanhaém sem que a pergunta soe como retórica!
A Atobá Design elaborou o redesign de embalagens de 6 novos sabores de sorvetes. São 2 novos sabores de picolé, Tangerina e Maracujá, e 4 novos sabores de paletas, Brownie, Açaí com Leite Condensado, Chocotella e Chocotella Branca. O design das embalagens segue a identidade dos demais sabores e tem como objetivo facilitar a identificação das informações e gerar fácil reconhecimento da marca e do sabor.
Imersão
A pesquisa de embalagens similares nos ajudou a entender as tendências do mercado e foi o primeiro passo no processo de desenvolvimento do projeto.
Um levantamento de todas as embalagens que estão ou já foram comercializadas pela Sorveteria Itanhaém foi o passo seguinte. A pesquisa objetivou perceber a identidade da empresa e como elementos gráficos e textuais são aplicados. Assim, percebeu-se uma variação muito grande de estilos e propostas de design.
A aplicação das cores e tipografia relacionadas aos sabores foram, então, analisadas, bem como as imagens para identificação da fruta, no caso dos picolés, e dos ícones criados para representar os sabores das paletas.
Criação
Foram desenvolvidas 6 embalagens de sorvete para a Sorveteria Itanhaém sendo duas de picolé, um sabor tangerina e outro sabor Maracujá, e 4 de paletas nos sabores Açaí com Leite Condensado, Brownie, Chocotella e Chocotella Branca. Todas foram desenvolvidas seguindo o padrão gráfico já utilizado nas novas embalagens da empresa, evitando variações de layout.
A ideia central para as paletas é o uso de ícones que comunicam o sabor de cada produto, desenhados com um contorno branco, mantendo a cor do produto.
O texto foi trabalhado em caixa alta para destacar o sabor. A escolha da tipografia também levou em consideração a espessura das paletas que, por serem recheadas, são maiores que os picolés. Cada paleta possui duas cores, pensadas para comunicar o sabor e diferenciar um produto do outro na gôndola. Foi desenvolvido um pattern para o começo e o fim das embalagens que, na parte frontal, possuem um retângulo vazado, facilitando a visualização, o reconhecimento do produto e aguçando o desejo pelo consumo.
Os picolés receberam uma ilustração ao fundo que representa o verão, com cores que se alternam de acordo com o sabor do produto, criando uma paleta harmoniosa e convidativa. As frutas foram colocadas em evidência para facilitar o reconhecimento. A escolha da tipografia manuscrita resulta na sensação de um picolé produzido com zelo e sob um toque pessoal da Sorveteria.
Com atenção às novas regras de tabela nutricional, as informações de ingrediente e consumo foram colocadas na parte posterior da embalagem.
Entrega
O resultado final é uma linha de embalagens de sorvete atraentes, que aguçam o desejo e valorizam a marca. Além disso, adotou-se um padrão de fácil identificação e com potencial de expansão para outros sabores.
Utilizando cores vivas e vibrantes para representar os diferentes sabores, somadas às imagens de frutas e paletas, as embalagens propiciam à sensação de frescor e sabor.