Revista - Escola de Cidadania
Data: Maio/24
A Concidadania da cidade de Santos é uma organização informal, apartidária e inter-religiosa, sem fins lucrativos, que visa capacitar cidadãs e cidadãos para o exercício pleno de uma cidadania participativa, progressista, ativa, solidária e coletiva.
A Atobá Design criou a identidade visual de um dos projetos da instituição: a Escola de Cidadania. Este projeto tem como objetivo formar jovens líderes, preparando-os para atuar política e socialmente em suas comunidades nas nove cidades da Baixada Santista.
Após o desenvolvimento da marca, recebemos um novo convite da Concidadania, desta vez para criar o projeto gráfico editorial da primeira revista que relata a história dessas formações, bem como seus impactos e resultados. Neste projeto editorial, priorizamos a facilidade de leitura e a interação com o público, elaborando a diagramação, os elementos gráficos das matérias e desenvolvendo infográficos.
Imersão
O processo de imersão na pesquisa buscou referências gráficas que identificassem o universo jovem, público-alvo do projeto. Foram consideradas simbologias voltadas para a cultura, autonomia, identidade, conhecimento e justiça social no desenvolvimento dos grafismos, bem como a identidade da marca, conferindo consistência ao sistema de identidade visual e suas aplicações.
Um ponto fundamental era que a revista inspirasse a leitura desses jovens de maneira dinâmica, utilizando mais elementos visuais. Assim, definimos a criação de infográficos como uma importante ferramenta de atração para os temas abordados, visando captar o interesse do público jovem.
Os estudos de grafismos e infográficos consideraram o conteúdo textual enviado por diversos autores que contribuíram para a publicação. Esses estudos apresentaram uma variedade de elementos gráficos, permitindo flexibilidade nas aplicações para os diferentes temas e formatos de páginas contidos na revista.
Criação
Os elementos gráficos foram criados com base no projeto de identidade visual da Escola de Cidadania, fortalecendo o sistema de identidade visual previsto para a marca. Isso proporcionou consistência, reconhecimento, credibilidade e uma comunicação eficaz das informações contidas na revista.
Para ampliar o projeto gráfico, foram inseridas novas tipografias, cores e estilos gráficos, contextualizando o projeto em seus diferentes formatos de apresentação. As fotos contidas na revista foram todas produzidas, selecionadas e cedidas pelo cliente.
Entrega
O projeto da revista foi entregue em arquivo fechado para impressão, com a intermediação de revisores do Estado para possíveis adequações nos textos ou imagens. A Atobá Design oferece acompanhamento nas primeiras impressões na gráfica, auxiliando em dúvidas técnicas solicitadas pelos fornecedores indicados pelos clientes.