Onda Cultural
Data: junho/24
A Onda Cultural é uma empresa dedicada à democratização do acesso e produção de livros e conteúdos relevantes e de alta qualidade.
Com uma atuação multifacetada, a empresa não se limita ao segmento editorial, mas também promove projetos de natureza cultural e artística em diversas áreas.
Imersão
Para a criação da marca Onda Cultural, nos inspiramos na anatomia das ondas, fenômenos que se propagam no tempo e no espaço transportando energia, como as ondas eletromagnéticas, sonoras e vibrações. Além do desenho das ondas, utilizamos referências de marcas tipográficas e do segmento editorial para avaliar a eficiência visual dos elementos gráficos. O foco do projeto de identidade foi representar uma marca que expressasse movimento, continuidade e flexibilidade de aplicação.
Partidos
Os conceitos propostos para a marca incorporaram a anatomia da onda e o estudo de criação tipográfica, resultando em diferentes versões. Em algumas, a onda é representada de forma linear e contínua, porém sempre crescente; em outras, é apresentada com altos e baixos níveis. Em uma das versões, a fim de reforçar a identidade, as ondas são extraídas de uma impressão digital. Foram realizados também desenhos de tipografias para compor os símbolos que acompanham a marca.
Criação
A Atobá criou para a empresa uma marca tipográfica com uma fonte sólida e de curvas suaves, representando a onda em um diálogo sutil e inteligente com seus clientes, leitores. A letra "O" flutua sobre as ondas, representando a condução dos leitores por diversos mundos literários e será usada como símbolo gráfico em assinaturas de pequenos espaços, como as lombadas de livros.
As cores da marca foram escolhidas para transmitir sensações distintas: os tons de azul representam o mar, além da calma e tranquilidade associadas à leitura, enquanto o laranja simboliza a criatividade e energia dos conteúdos divulgados. Essas cores contrastantes enfatizam a ideia de que a leitura amplia o diálogo em conversas, discussões e ações.
Entrega
O projeto resultou na entrega de um Manual de Identidade Visual básico, que inclui a marca e suas variações, família tipográfica, paleta de cores, diretrizes de redução e margem, versões para fundos diversos e aplicações em livros, posts do Instagram e marcadores de livros. Além do manual, a marca foi fornecida em diferentes formatos, permitindo ao cliente uma ampla gama de aplicações.