Logotipo Atobá Design

Odissaia

Identidade Visual

Design Gráfico

Data: Abril/24

A identidade visual do Odissaia, programa de entrevistas com mulheres profissionais da cultura, criado e idealizado por Raquel Pellegrini e Dario Felix, foi inspirada na cultura grega - arquitetura, pintura e escultura - e nas histórias e aventuras narradas no texto da Odisséia, de Homero.

A Atobá Design foi responsável pela criação da marca e dos elementos gráficos que compõem o sistema de identidade visual do programa, incluindo a versão principal e reduzida da marca, variações da marca, cores, grafismos, tipografia, padrões gráficos de fundos, e recortes de colagem para posterior animação das vinhetas e dos quadros.

Capa1 Capa1

Imersão

Durante a etapa de pesquisa do projeto, consideramos diversos conceitos fundamentais. Primeiramente, a ideia de "Odisseia", que se conecta com viagem e aventuras extraordinárias, refletindo as histórias a serem contadas pelas mulheres no programa.

Também exploramos a noção de força feminina, empoderamento, luta, diversidade e quebra de padrões. Além disso, analisamos a ancestralidade, as deusas da Mitologia Grega e os símbolos que reforçam essas personagens, enriquecendo assim a narrativa visual e temática do programa.

Capa1 Capa1 Capa1 Capa1

Partidos

Para a criação dos partidos colocamos em destaque quatro diferentes caminhos criativos para o desenvolvimento da marca: a deusa, a estética, a irreverência e a voz. O projeto gráfico previa também a criação de grafismos que foram desenvolvidos a partir da inspiração dos padrões tipicamente gregos, como os impressos em colunas ou referências da arte grega.

Partido 1 Partido 1

Criação

Com os temas de irreverência e voz escolhidos, avançamos para o desenvolvimento da marca e a criação de uma nova apresentação aos clientes. O resultado foi uma combinação dos conceitos de força feminina, voz e irreverência, representados pelos elementos visuais inspirados na cultura e arte gregas.

Capa1 Capa1 Capa1 Capa1

Entrega

Na entrega final, além da criação da marca com desenho da tipografia, a Atobá desenvolveu um Manual de Identidade Visual, com versão principal e reduzida, malha construtiva, família tipográfica para aplicações diversas, paleta de cores, versões diferentes da marca, versão em preto e branco, padrões geométricos para fundos de comunicação visual, e composições com colagens de imagens para os quadros do programa.

Capa1 Capa1