Moana
Data: Dezembro/2022
Desenvolvendo uma linha de produtos de composição 100% vegana e Cruelty Free, o salão de beleza Moana é, sobretudo, um especialista quando o assunto é cuidar de cabelos crespos e cacheados.
Para o projeto gráfico dos rótulos de quatro componentes da linha de shampoos e máscaras da Moana, o estúdio Atobá Design levou em consideração as propriedades nutritivas e hidratantes do produto e seus aromas de flor de cerejeira e flor de baunilha, sem deixar de lado a identidade visual e as personagens que já mantinham vínculo com a marca.
Imersão
A pesquisa de embalagens similares foi o primeiro passo do processo. Entender as tendências do mercado e o que os consumidores procuram em produtos de estética e beleza foi de grande ajuda no desenvolvimento dos rótulos.
O segundo passo foi a criação de dois painéis semânticos: um representado a beleza, a delicadeza e os cuidados com os cachos e, o outro, direcionado ao orgânico, ao empoderamento feminino e à sustentabilidade.
Trabalhando nas duas possibilidades, foi criada uma paleta de cores relacionada aos caminhos escolhidos. Passou-se então ao estudo tipográfico focado na legibilidade dos temas, sem abrir mão da leiturabilidade, para ter como resultado uma boa compreensão do texto.
As cores e formas das flores, que são a essência do produto, foram intensamente analisadas na elaboração dos elementos gráficos. Também foram estudados elementos de composição que promovessem uma identificação com o público-alvo da Moana e seu diferencial: mulheres com cabelos cacheados e crespos.
Partidos
Algumas alternativas para os rótulos foram desenvolvidas antes de se chegar ao projeto escolhido.
Partimos da identificação de elementos que se repetiriam para facilitar a construção de uma linha de produtos e criar uma identidade.
Em seguida, foram considerados os aromas, os detalhes sutis de cada flor, a diagramação dos textos informativos com pertinência na leitura adequada e cores que, ao mesmo tempo, remetessem aos aromas e preservassem a identidade da marca.
Por último, destacamos os elementos comerciais que sobressaiam, em uma gôndola, junto a outros produtos. Delicadeza, sofisticação e personalidade foram palavras que serviram como referência para o projeto gráfico.
Criação
Após a pesquisa e a criação dos partidos, chegou o momento da análise dos pontos positivos e negativos com a participação da cliente. Assim, optou-se pelo projeto ideal a ser trabalhado enaltecendo, por meio de ilustrações e grafismos, a delicadeza, o tipo de cabelo, o aroma e a personalidade das consumidoras. A diagramação dos rótulos também levou em consideração as informações técnicas e os destaques comerciais.
A atribuição de uma personagem diferente para cada aroma, apelidada carinhosamente de Moaninha, atendeu a uma solicitação da cliente. Tal ícone também representa os diversos penteados e cabelos pertinentes ao público alvo. A escolha por dar destaque à marca, que possui uma tipografia manuscrita em formato curvo, veio na manutenção deste formato na construção dos elementos gráficos, como os fios de cabelo e o desenho das plantas.
A paleta de cor dos rótulos utiliza um gradiente mesclando as cores da identidade visual da Moana com as cores das plantas que representam o aroma. Sobre este gradiente foi adicionado um pattern sutil da planta de cada fragrância.
Foram utilizadas muitas curvas para representar os cachos e o projeto foi pensado para uma linha de shampoos e máscaras com potencial para agregar novos aromas no futuro. As informações principais, colocadas em destaque, e os textos de acordo com as normas da Anvisa também estão presentes nos rótulos.
Entrega
A entrega dos rótulos e o acompanhamento da impressão e da rotulagem fez parte desta etapa. Para dar destaque e sofisticação ao produto, foi escolhido um verniz sobre a marca e o nome dos aromas.
Com um resultado final elegante e de representação eficaz à essência dos produtos, resta saber se a cliente ficou satisfeita. Pela mensagem da Carol, proprietária da UseMoana, parece que sim: “Profissionais maravilhosos, pacientes e muito competentes”.