Ginga Hair
Data: Fevereiro/2023
A Atobá Design desenvolveu as embalagens de fibras Premium para cabelos da Ginga Hair (@gingahair). Para isso, mergulhamos nos símbolos que comunicam a importante e representativa da cultura afro no Brasil. Atendendo ao mercado de mais de um milhão de salões de beleza, a Ginga Hair tem produção 100% nacional e oferece um produto de alta qualidade para as trancistas e seus clientes.
Foram 03 embalagens reutilizáveis em TNT, sacolas em dois tamanhos, e o projeto gráfico das cintas e solapas, com criação de layout, grafismos, e especificação técnica para a produção gráfica, garantindo a impressão de todas as peças.
A incrível ilustração que compõe as embalagens foi feita em parceria com Christiano Flexa (@christianoflexa).
Imersão
Fizemos uma análise das antigas embalagens da Ginga Hair e estudamos o método de transporte, vendas e fechamento do produto na embalagem. Estudamos o produto e entendemos o método de fabricação. Além disso, estudamos o público-alvo e a relação dele com a embalagem e o produto, tanto na exposição como na compra.
Em conversa com a cliente, a Atobá propos que as embalagens fossem mais sustentáveis, diminuindo o consumo de plástico e pensando de uma maneira que a própria embalagen pudesse ser reutilizada, aumentando a exposição da marca. Além disso, a principal preocupação da cliente era que o produto não ficasse 100% exposto para que não danificasse a fibra.
Foram criados três painéis semânticos, levando em consideração palavras importantes para a marca e o público-alvo. Estes painéis ajudam a desenvolver um projeto gráfico mais identitário e coeso com o segmento, a marca e o produto.
Partidos
Algumas alternativas para a embalagem foram desenvolvidas antes de se chegar ao projeto escolhido.
Iniciamos considerando a concepção de caixas capazes de armazenar o produto, proporcionando visibilidade através de uma janela, mas evitando exposição total para não comprometer a integridade da fibra. No entanto, percebemos que, apesar de interessante, a caixa não era prática para a quantidade volumosa de cabelo a ser armazenada. Especificamente, uma das embalagens precisaria acomodar 1kg do produto, o que resultaria em custos elevados. Diante disso, optamos por reservar o uso da caixa exclusivamente para o produto Premium da marca.
Os partidos nos ajudaram a criar uma identidade para as embalagens e, assim, conseguimos desenvolver uma matriz visual com elementos gráficos e diagramação que ajudaram na composição de todas as embalagens
Criação
Fizemos uma análise dos concorrentes e com isso entendemos o que era importante para o segmento e como poderíamos inovar sem perder a identidade do produto.
Primeiro, definimos uma lista de requisitos e restrições para guiar a nossa criação. Optamos por trabalhar com ilustrações, patterns e ícones, pois alguns concorrentes utilizam fotos. Na gôndola ou no estabelecimento as embalagens ficavam penduradas, então tínhamos que desenvolver cortes/alças para pendurar o produto. O material deveria evitar/reduzir o uso de plásticos e era necessário que fosse resistente e inviolável.
Foram desenvolvidas três patterns que representassem as fibras e o público-alvo. Todos com alto contraste e muito colorido. Os ícones foram desenhados pensando na fácil identificação e informação visual. A ilustração substitui as fotos padrões de banco de imagem dando mais originalidade a embalagem. Foi desenvolvido também, o desenho técnico de todas as embalagens.
No final, foram 03 embalagens reutilizáveis em TNT, com tamanhos e formatos diferentes. Todas com viseira para exposição visual do produto, mas inviolável. As sacolas possuem a identidade visual da marca estampada. Utilizamos cintas e solapas para compor a embalagem com as informações sobre o produto.
Fizemos também um modelo de embalagem no formato caixa para o lançamento da fibra premium. Desenvolvemos o desenho técnico focando na rápida montagem e armazenamento do produto.
Entrega
O projeto foi entregue para a confecção em fevereiro e o lançamento foi na maior feira de estética do Brasil, a Beauty Fair.
Entregamos 3 sacolas para volumes diferentes, 400g, 600g e 1kg. E uma caixa para o lançamento do cabelo premium de tecido.