Logotipo Atobá Design

Faz em 3D

Identidade Visual

Design Gráfico

Design de Embalagem

Data: setembro/2022

Com o objetivo de promover o acesso à educação de qualidade, a "Faz em 3D" é uma empresa que idealiza e comercializa sequências didáticas, organizadas em planos de aula, e as disponibiliza, por meio de uma plataforma digital, para escolas do ensino fundamental e médio.

A Atobá foi responsável pela criação da identidade visual, com marca principal, submarca e segunda versão para negócios, diagramação dos planos de aula, peças gráficas, ícones, embalagem, e o Brandbook contendo todas as informações detalhadas do projeto.

Capa1 Capa1 Capa1

Imersão

O projeto exigiu uma abordagem criativa e inovadora, tenho como propósito primordial a criação de uma identidade visual atraente, informativa e que representasse a essência do projeto "Faz em 3D".

O processo de desenvolvimento da identidade visual iniciou-se com a pesquisa de produtos similares que auxiliou no entendimento quanto as tendências do mercado e a busca que os consumidores fazem quando o assunto é a imagem de empresas ligadas à área de educação.

Foi feita uma imersão no mundo maker, seus conceitos e ferramentas, para uma melhor apreensão sobre a cultura e a possível abordagem para a educação. Também foi importante o diálogo com desenvolvedores, professores e alunos.

Foto da Imersão no Projeto 1 Foto da Imersão no Projeto 2 Foto da Imersão no Projeto 3 Foto da Imersão no Projeto 4 Foto da Imersão no Projeto 5 Foto da Imersão no Projeto 6

Partidos

Para os desenhos, o foco voltou-se aos conceitos de Inovação, Educação e Cultura Maker. Assim, diversas maneiras foram pensadas, para desenvolver um projeto dinâmico que simulasse uma profundidade, quase palpável, e que o cliente pudesse imprimir tridimensionalmente.

Diversas maneiras de desenvolver um projeto dinâmico que simulasse uma profundidade, quase palpável, e que o cliente pudesse imprimir tridimensionalmente, foram pensadas.

Além disso, a identidade precisava ser de fácil assimilação e memorização, tendo possibilidade de modificar-se (mutação) de acordo com a temática e o eixo formativo.

Partido 1 Partido 2 Partido 3 Partido 4

Criação

Ao desenvolver o logotipo, mostrou-se interessante apresentá-lo simulando um objeto 3D. Sendo assim, a opção foi pelo cubo estilizado, formado pelas letras “3D”. A paleta de cor é composta pelos tons cyan, verde, amarelo e magenta. Já para a tipografia, foi escolhida a cor lilás. A pluralidade de cores está diretamente relacionada às diversas habilidades e competências dos quatro itinerários formativos apresentado pela BNCC: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Assim, foi possível personalizar o logo para utilização em cada um dos planos destes itinerários.

A cor lilás relaciona-se com a cultura maker, criatividade e tecnologia, sendo utilizada para representar a empresa tanto em negócios B2B como em B2C. O logotipo também pode ser aplicado dentro de um Hexágono, elemento que se repte sempre que há a necessidade de um box, como os ícones, por exemplo.

Na criação da identidade visual, foram usados muitos grafismos e patterns devido à diversidade de informações presentes no material das aulas, gerando a necessidade de criar elementos de repetição que auxiliassem na identificação da empresa em todo o material.

A escolha por formas geométricas, simulando perspectivas e profundidade, bem como o uso de cores vivas e vibrantes, para representar a criatividade e o aprendizado, fizeram parte do projeto. A diagramação dos planos de aula, um sistema de ícones e uma embalagem para envio do material por correio, também foram desenvolvidos.

Foto da Criação no Projeto 1 Foto da Criação no Projeto 2 Foto da Criação no Projeto 3 Foto da Criação no Projeto 4 Foto da Criação no Projeto 5 Foto da Criação no Projeto 6

Entrega

O resultado final é uma identidade visual atraente, informativa e que representa a essência da Cultura Maker, da educação criativa e inovadora, da comunidade escolar e da sustentabilidade, conceitos presentes na missão da empresa "Faz em 3D".

A identidade visual foi aplicada em diversos materiais, como papelaria, sinalização e embalagem. Além disso, foi construído e diagramado templates do material escrito de apoio às aulas. Confira o resultado abaixo.

Capa1 Capa1
Capa1 Capa1
Capa1 Capa1 Capa1