Faz em 3D
Data: setembro/2022
Com o objetivo de promover o acesso à educação de qualidade, a "Faz em 3D" é uma empresa que idealiza e comercializa sequências didáticas, organizadas em planos de aula, e as disponibiliza, por meio de uma plataforma digital, para escolas do ensino fundamental e médio.
A Atobá foi responsável pela criação da identidade visual, com marca principal, submarca e segunda versão para negócios, diagramação dos planos de aula, peças gráficas, ícones, embalagem, e o Brandbook contendo todas as informações detalhadas do projeto.
Imersão
O projeto exigiu uma abordagem criativa e inovadora, tenho como propósito primordial a criação de uma identidade visual atraente, informativa e que representasse a essência do projeto "Faz em 3D".
O processo de desenvolvimento da identidade visual iniciou-se com a pesquisa de produtos similares que auxiliou no entendimento quanto as tendências do mercado e a busca que os consumidores fazem quando o assunto é a imagem de empresas ligadas à área de educação.
Foi feita uma imersão no mundo maker, seus conceitos e ferramentas, para uma melhor apreensão sobre a cultura e a possível abordagem para a educação. Também foi importante o diálogo com desenvolvedores, professores e alunos.
Partidos
Para os desenhos, o foco voltou-se aos conceitos de Inovação, Educação e Cultura Maker. Assim, diversas maneiras foram pensadas, para desenvolver um projeto dinâmico que simulasse uma profundidade, quase palpável, e que o cliente pudesse imprimir tridimensionalmente.
Diversas maneiras de desenvolver um projeto dinâmico que simulasse uma profundidade, quase palpável, e que o cliente pudesse imprimir tridimensionalmente, foram pensadas.
Além disso, a identidade precisava ser de fácil assimilação e memorização, tendo possibilidade de modificar-se (mutação) de acordo com a temática e o eixo formativo.
Criação
Ao desenvolver o logotipo, mostrou-se interessante apresentá-lo simulando um objeto 3D. Sendo assim, a opção foi pelo cubo estilizado, formado pelas letras “3D”. A paleta de cor é composta pelos tons cyan, verde, amarelo e magenta. Já para a tipografia, foi escolhida a cor lilás. A pluralidade de cores está diretamente relacionada às diversas habilidades e competências dos quatro itinerários formativos apresentado pela BNCC: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Assim, foi possível personalizar o logo para utilização em cada um dos planos destes itinerários.
A cor lilás relaciona-se com a cultura maker, criatividade e tecnologia, sendo utilizada para representar a empresa tanto em negócios B2B como em B2C. O logotipo também pode ser aplicado dentro de um Hexágono, elemento que se repte sempre que há a necessidade de um box, como os ícones, por exemplo.
Na criação da identidade visual, foram usados muitos grafismos e patterns devido à diversidade de informações presentes no material das aulas, gerando a necessidade de criar elementos de repetição que auxiliassem na identificação da empresa em todo o material.
A escolha por formas geométricas, simulando perspectivas e profundidade, bem como o uso de cores vivas e vibrantes, para representar a criatividade e o aprendizado, fizeram parte do projeto. A diagramação dos planos de aula, um sistema de ícones e uma embalagem para envio do material por correio, também foram desenvolvidos.
Entrega
O resultado final é uma identidade visual atraente, informativa e que representa a essência da Cultura Maker, da educação criativa e inovadora, da comunidade escolar e da sustentabilidade, conceitos presentes na missão da empresa "Faz em 3D".
A identidade visual foi aplicada em diversos materiais, como papelaria, sinalização e embalagem. Além disso, foi construído e diagramado templates do material escrito de apoio às aulas. Confira o resultado abaixo.