100 Anos de um Nordestino
Data: Março/2023
O livro "100 anos de um nordestino", de Valderez Ribeiro de Andrade Vasques, traz o registro de um encontro emocionante entre o Sr. Sebastião, um nordestino que na contramão de seus conterrâneos decide ficar em sua terra, e alguém cuja família, há muitos anos, optou por procurar melhores condições de vida no Sudeste. Os relatos provocam reflexões sobre o desenvolvimento do país e apresentam perspectivas de felicidade baseadas em escolhas, por vezes difíceis e contrastantes.
O projeto gráfico da capa é inspirado na paisagem da Caatinga - referenciada nas cores, formas, e símbolos de sua biodiversidade - e na cultura e arte nordestinas, representadas em uma linguagem visual moderna e compatível com a dinâmica das grandes cidades.
Imersão
Para criar o projeto, buscou-se referência em outras capas de livros biográficos, sempre levando em consideração o personagem do projeto. Com a seleção de algumas capas foi possível entender como a exposição era realizada no processo de identificação do personagem e de sua história. A imersão na cultura e na arte foi feita através da pesquisa de imagens, cores e tipografias que representam o povo nordestino.
Em seguida foram analisadas as referências pertinentes a serem utilizadas no projeto, com olhar significativo para o personagem, a cultura, a história, a legibilidade e a leiturabilidade.
Partidos
Nos estudos surgiu a percepção de que o uso da imagem seria limitador e pouco atrativo. Primeiramente porque ele não era conhecido e, posteriormente, chegou-se à conclusão que outros elementos visuais sobre a cultura nordestina precisavam ser incorporados à capa. Para evitar uma poluição visual, optou-se por trocar a foto por uma ilustração do autor, com a mesma linguagem dos demais elementos visuais.
A Xilogravura, técnica bastante utilizada para ilustrar as literaturas de cordéis, está presente em todos os partidos.
Criação
Após a avaliação de pontos positivos e negativos, a opção foi por uma capa aberta, contínua, utilizando ilustrações que representassem a história do personagem e da cultura nordestina por todo seu espaço. O personagem principal ganhou uma linda ilustração, com traços mais grossos e minimalistas. A capa foi construída sob uma paleta de cor mais terrosa e quente. Para contrastar, um azul, que quebrou a intensidade mas manteve a harmonia.
Foram desenhados diversos elementos da história do personagem, utilizando a estética da xilogravura. A Tipografia tem pequenas interferências e ruídos que representam a complexidade dos sentimentos
Entrega
A capa foi entregue no formato 23x16cm, com orelhas de 8cm e impressa em papel couché 240g. O projeto contou com a parceira de Beth Soares, proprietária da Editora Ateliê de Palavras.