A vida após o Holocausto
Data: Julho/23
O livro “Andor Stern: A vida após o holocausto” de @gabriel_pierin e apoiado pelo @institutoandorstern conta a história de reconstrução de Andor Stern, o único brasileiro sobrevivente dos campos de concentração de Auschwitz e Dachau durante a Segunda Guerra Mundial.
Ao retornar ao Brasil, Andor que estava sozinho, sem dinheiro e sem saber falar português, sobreviveu mais uma vez e superou as dificuldades para construir uma outra história de vida, e conquistar novas e boas memórias.
Para o projeto gráfico da capa deste livro a Atobá Design se inspirou em símbolos como caminhos, construção, memórias, cotidiano, paz e felicidade, que se fazem presentes nos elementos gráficos da composição visual. Parceria com a editora @ateliedepalavras de @_bethsoares.
Imersão
Para este projeto tinhámos o desafio de falar sobre o terror do Holocausto, mas com uma história de superação. O primeiro livro do Gabriel sobre o Sr. Andor, "Uma estrela na escuridão" conta a história do último brasileiro sobrevivente ao Holocausto. A capa escura com a entrada do campo de concentração de Auschwitz na Polônia ao fundo representava todo o horror que o protagonista passou naquele lugar.
Este novo livro era sobre a vida deste mesmo protagonista após o Holocausto. Ele venceu e precisávamos retratar isso na capa.
Fizemos uma imersão em fotos das histótia do protagonista, além de pesquisa sobre outros livros que narravam histórias semelhantes.
Partidos
Inúmeras ideias foram exploradas, narrando a história e destacando as memórias ligadas à família e a locais significativos para o personagem. Essas ideias retratavam o protagonista de maneira imponente e vitoriosa, incorporando uma profusão de imagens e símbolos. O Brasil e a Hungria figuravam entre essas representações visuais.
Criação
Após conversa com o autor, a ideia que mais representava a narrativa era do Sr. Andor retornando a Auschwitz. Sendo assim, foi feita uma montagem utilizando uma foto do Sr. Andor em uma visita ao campo de concentração como referência.
As cores da Natureza foram importantes para tornar a capa mais leve, mesmo com a imagem dos portões e dos muros ao fundo. Além da utilização do branco, contrapondo com o preto da capa anterior.
Na diagramação do título, destacamos a palavra "Vida" e "Após" para que tivessem mais peso que a palavra Holocausto.
Este livro recebeu recursos do Governo do Estado por meio do PROAC - Programa de Ação Cultural de São Paulo, as marcas estão presentes na capa do livro.
Entrega
A capa foi entregue no formato 23x16cm, com orelhas de 8cm e impressa em papel couché 240g. O projeto contou com a parceira de Beth Soares, proprietária da Editora Ateliê de Palavras.